domingo, 8 de fevereiro de 2015

Da folia à reclusão: o Carnaval 2015 chegou e o importante é a prudência

   Ao pensarmos sobre o Carnaval, temos o hábito de considerá-lo como uma típica festa brasileira. Considerado uma das festas populares mais animadas do mundo, o Carnaval chegou ao Brasil no século XVI, tendo algumas características semelhantes ao Entrudo, uma festa portuguesa na qual as pessoas saíam às ruas com o rosto pintado e jogavam umas nas outras água, tomate, ovos e farinha. O Entrudo acontecia em um período anterior à Quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade – que podemos dizer que segue até os dias de hoje, já que algumas pessoas não querem passar o Carnaval comprometidas em um relacionamento sério.
   A presença dessa festividade em nossa cultura é tão grande que há quem diga que o ano do brasileiro só começa depois do Carnaval.
   Além de ter se tornado uma tradição cultural o Carnaval passou a ter também importância econômica no ramo do turismo e do entretenimento, tomando grandes proporções, move as economias das principais cidades brasileiras, tanto nas capitais como nos municípios - em Santo Antônio das Missões tradicionalmente começa um dia antes das demais cidades, o que traz muitos foliões da região a fim de curtir um dia extra de folia, aumentando a demanda por bens e serviços, principalmente nos bares e para vendedores ambulantes.
   Não é preciso conhecer marchinhas a fundo para saber que nos próximos dias o Carnaval vai virar febre de norte a sul do país e será destaque na mídia, goste você ou não dele. A transmissão dos desfiles das escolas de samba ou as repetidas explicações sobre as origens de blocos são anualmente inevitáveis, bem como aquelas músicas “chicletes” que repetem o período todo.
Por essas e outras muitos não curtem a festa, o que não é necessariamente motivo pra ficar em casa, pois podem aproveitar a época para um “carnaval alternativo”. Na nossa região, acampamentos e pescarias são os mais procurados por quem quer descanso e não folia. Para os amantes da leitura, a época festiva pode resultar em reclusão, com a intenção de colocar os livros em dia. Tenho amigos que ficam em casa assistindo o seriado favorito na tela do computador. O carnaval combina com todas essas alternativas!
   O importante é aproveitarmos o feriado tirando dele o que consideramos melhor para nós e para nosso estado de espírito. Com prudência, evitando assim que sejamos parte das tristes estatísticas de doenças sexualmente transmissíveis, acidentes, violência e mortes, que infelizmente são estampadas nos noticiários após os períodos festivos.
Divirta-se no Carnaval e tenha um Feliz 2015!

Nenhum comentário:

Postar um comentário